Essa usina instalada no telhado do galpão do Centro de Distribuição da empresa, em Feira de Santana, na Bahia, tem como objetivo abater toda a fatura do próprio local mais as faturas de energia do escritório central/matriz em Salvador (BA).
O sistema inicial instalado em março de 2022 conta com 200 módulos com potências de 450 e 455 Wp que contabiliza 92,54 kWp em 75 kW de microinversor (potências de 1500Wp). A geração com o sistema inicial fica em torno de 11.600Wh/mês, com o monitoramento do sistema sendo realizado via logger Solarview.
Este sistema hoje já é capaz de atender ao consumo de energia do local (centro de distribuição Amara em Feira de Santana/BA) assim como todas as faturas de energia do nosso escritório matriz, em Salvador/BA. Porém, o intuito é que sejamos capazes de gerar ainda mais energia limpa e contribuir também para a redução de custos com energia nos centros de distribuição das outras operações Amara dentro do estado da BA.
Assim, está sendo realizada uma ampliação no sistema para 143,54 kWp, com 112,5 kW de microinversores e 300 módulos, incluindo também módulos de 510 Wp, sendo o overload agora de 27,6%. A expectativa de geração agora é de aproximadamente 16.500Wh/mês, tendo a possibilidade de sobra de crédito que poderá ser destinada a outro centro de distribuição também no estado da Bahia.
Conforme Figura 2 a instalação foi realizada sobre telhado metálico com as estruturas de mini trilhos para facilitar e agilizar a instalação do sistema. Os 300 módulos contam com o melhor de tecnologia que temos hoje no mercado: Half-cell, Multibusbar e células Mono-PERC. Os inversores são microinversores, tecnologia MLPE - Module Level Power Eletronics – com eletrônica a nível de módulo, ou seja, monitoramento e controle de potência módulo a módulo.
Essa configuração permite altos índices de eficiência, superiores a marca dos 80% e os resultados iniciais já comprovam esse comportamento. Nos artigos seguintes visualizaremos melhor os dados de geração e performance do sistema, demonstrando assim de forma fiel a alta eficiência dos módulos atuais e dos mircoinversores de tecnologia MLPE.